terça-feira, 3 de agosto de 2010

Lapidando os ouvidos

Veja! Não diga que a canção
Está perdida
Tenha em fé em Deus
Tenha fé na vida
Tente outra vez!
Queira! Basta ser sincero
E desejar profundo
Você será capaz
De sacudir o mundo
Vai!Tente outra vez!
Tente! E não diga
Que a vitória está perdida
Se é de batalhas
Que se vive a vida
Tente outra vez!




Quanto mais o tempo passa, mais nos distanciamos da essência musical criada nos anos 60,70 e 80. Isso me desespera, me entristece e me decepciona. Porquê me desesperar? Ligue o rádio agora, neste instante: analise friamente as letras sem talento que estão tocando. Era um veludo ouvir a irreverência do Cazuza, a sutileza do Legião Urbana, as matamorfoses de Raul Seixas. Melodias cheias de mensagens ocultas, diretas, sempre passando algo que fazia valer a pena você sorrir ao ouvir. E não digo só no Rock nacional, mas também o inesquecível Elvis Presley, que simplesmente criou uma forma autêntica de soltar sua voz, criar seu charme, e cantar com carinho cada palavra que formava as músicas maravilhosas, e bandas que marcaram época como BEATLES... que é indescritível. Apesar do meu gosto ser pelo rock, essa história vai além, pois respeito os outros musicais, sim. E também tenho os exemplos de como decaiu a cultura que os Mestres nos deram: O bom samba dos anos 80, que evoluiu tristemente para o sambanojo desta década, que era ilustre por conter Paulinho da Viola, Pixinguinha, Martinho da Vila, hoje virou um samba tão patético, que se perdeu. O Mpb ainda não está tão a beira do precício, pois andam surgindo bons talantos que (tentam) representam as grandes vozes, sendo eles Maria Rita (filha da Elis), Seu Jorge, Ana Carolina, Zélia Duncan, Marisa Monte... mas cá entre nós, compara-se a Caetano Veloso, Gilberto Gil, Elis Regina, Milton Nascimento, Vinícius de Moraes?? E na moda de viola, Tunico e Tinoco, você já analisou a letra do Menino da Porteira? Tristeza do Jeca? A emoção expressada, nos dá a sensação de estar participando da cena, a música envolve o ouvinte, ela lapida os ouvidos.
Você deve estar pensando " que porre essa mulher ", mas sou uma pessoa normal! Não tenho todos os CDs dos que admiro acima, nem tampouco escuto todos os dias, é uma análise fria de um sentimento que me invade assim que escuto a rádio, ou ligo a TV, ou algum bar. Adoro Ivete Sangalo, ela não é símbolo de ótimas letras e tonalidade musical, porém é animada, romântica, decidida em suas melodias. A Cláudia Leitte? Já não aprecio tanto. Surgiu com corpo em primeiro lugar, não vejo ainda talento, mas vejo a cópia paraguaia da Ivete. E, após Ivete, surgiram milhares de cópias pelo Brasil, mas porque não tentam diferenciar? Diferenciar! Isso mesmo, assim como fez Elvis ou Mickael Jackson! Esses dias vi lamentavelmente, a MADONNA, se estribuchando em um clip, ela fazia caras e bocas e em outra cena, ela em um grupinho de garotas de no máximo 18 anos, sai de uma boate toda sorridente (aquelas ceninhas de adolescentes confidentes) e simplesmente toca o clipe todo nesse ritmo. Por quê? Pra quê? Ela tinha mais é que continuar com seu estilo! Lembram daqueles trajes com seios pontiagudos? Não era só aquilo, ela tem talento e era original! Era algo que não existia! Ela é a Madonna! Não precisa querer agora chamar atenção de ninguém, ela já foi considerada a cantora mais sexy, um marco na música mundial e agora completará dia 16, seus 52 anos! Parabéns! Mas nota zero pelo empenho em querer agradar essa geração. É a geração nova que tinha que estar aos pés do que ela fizesse! Ficaria feliz se ela pensasse diferente: "Gostaram? Bom! Não gostaram? Que pena, eu tenho um dos maiores públicos do mundo, não é a toa." Ou será que ela quis aderir a bancar adolescente sem talento pra não ficar pra trás do namorado Jesus Luz (modelo, mala, 23 anos)?

EU AMO MÚSICA! EU AMO POESIA!
A vida não faz sentido se você não tem uma música preferida, a trilha sonora do seu dia-a-dia. Só faço um apelo as décadas de 90 em diante, que não valorize tanto grúpos como Parangolé (música única e exclusiva: Maldito Rebolation), Nx Zero ( os caras não sabem cantar, é podre), Banda Fresno ( o que é aquilo?), entre outras barbaridades que surgem a cada dia, e que em outro post eu comentarei, sobre essas bandas que estão cuspindo na minha cara e mostrando que tem sim, publicos significativos de adolescentes que não se importam com o que entra pelos seus ouvidos, o que importa a eles é a moda. As vezes penso que foi bom Raul, Elis, Cazuza, já terem partido cedo dessa vida, para não sentirem o desgosto da têndencia musical atual. A qualidade está praticamente extinta na música, e eu, vou lapidando meus ouvidos com os sons dignos de aplausos.




Beijos na ponta do Nariz,




Ana Laura Mendes Sanchez



Um comentário:

  1. A família Restart achou este texto uma puta falta de sacanagem.

    ResponderExcluir