segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Mês das crianças...

por Ana Laura M. Sanchez


Você está tenso(a)? Estressado(a)? Anda sem paciência pra nada? Vive esquecendo compromissos? Perdendo objetos (óculos, celular, carteira) sem se lembrar aonde deixou? Não ache que é único(a) com essas atitudes. Eu sou assim. Porém, eu já descobri meu tratamento. Assita o filme "Um faz de conta que Acontece" ou " A fantástica Fábrica de Chocolate" acompanhado da melhor companhia: Uma criança. Não tenha medo de gargalhar como ela. Não tenha medo de fazer barulho com canudinho no final da lata! Jogue pipoquinhas, pegue na mão, abrace, sinta a energia inenarrável e doce que uma criança tem. Até os dez anos, faça o que puder pra manter a criancice delas. É um favor para a humanidade isso. Eu brincava tranquilamente de Barbie aos 10 anos (não necessariamente com alguma amiguinha, mas sozinha). Eu arrumava o sofazinho, a cozinha, enchia a geladeirinha, arrumava a mesa de jantar e din dlon! Chegou o Ken, com uma caixinha na mão, são bombons pra Barbie (eu usava uma caixinha de Chiclete Adams). As vezes misturava o mundo da Barbie com o das bonecas maiores, e as bonecas com ursos de pelúcia...ai aiiii, sei que me sentia feliz, num mundo diferente, onde tudo poderia acontecer (by Lucas Silva & Silva).


Meu faz de conta que aconteceu....

Em meados de julho, dormi na casa dos meus tios em São Paulo, no qual moram também minhas primas, meu primo e sua família (vizinho) e falarei em especial dela, a Ariane, filha dele (minha prima-sobrinha). Ela tem 7 anos, é encantadora, dócil, educada, sensível, alegre. O tipo de criança que pede benção antes de dormir, licença para passar, abraça quando alguém chora, se direciona a mim como "senhora" e não "você" (apesar dos meus 24 aninhos, rs). Eu me lembro que havia dormido apenas 2 horas na noite anterior, pois havia feito uma viagem a trabalho até Santos, e de lá, no fim do dia, segui para São Paulo para casa deles. Estava exausta. Dormi no quarto com minhas primas. O dia estava timidamente nascendo, mas o quarto bem escuro, quando comecei a ouvir ruidinhos, e ao abri os olhos, lá estava ela no pé da cama, com um sorriso que fez crescer as buchechas sardentinhas. Ela me disse cochichando:
" Tia Ana Laura! A senhora tá acordada?". Eu já não segurando o riso, fiz sinal pra ela vir até a cama. Ela pulou pra debaixo do cobertor e se aconchegou com a cabeça em cima de meu braço, e ali ficou olhando pro teto. Eu fechei os olhos e ela disse:
" Tia Ana Laura, a senhora disse que estava acordada..."
" florzinha, eu não disse nada, mas você já viu que estou acordada.."
"Tá... mas a senhora tá fechando os olhos de novo!"
"Ariane, a tia está muito cansada... fecha os olhinhos e jaja a gente levanta, tá?"
OBS: Pessoal, essa foi minha pior sugestão. Veja a consequencia...
"Tia Ana Laura, mas jajá quando?? Abre os olhos..."
"Não Ariane, deixa meus olhos assim... (bocejo)... dorme um pouco com a tia."

Após +- 2 minutos de silêncio, vem o cochicho:

"Tia Ana Laura, eu não quero dormir! Vamos brincar porque a senhora vai embora e depois nem dá tempo da gente fazer nada"
"Ariane, eu preciso dormir pelo menos mais meia hora.. se não fico com dor de cabeça depois".
"hummm.... (...........) Tia Ana Laura, quando de tempo que é meia hora?"
"É rápidinh...zzzzz.zzzz.....zzzzzzzzzz....."
"Ahhh tia Ana Laurááá! Acorda, quanto tempo que é meia hora?"
"ooo meu Deus..rsss... faz o seguinte florzinha: Tome meu celular. Tá vendo esse numerozinho aqui? está mostrando que são 7:55 hs. Quando estiver um número oito aqui, mais um três e mais um zero, aí você me acorda. Aí já serão 8:30 hs, ok?"
"huuum tá bom! Aí a gente pode ir brincar?!?"
"sim, mas você tem que prometer que antes das 8:30 hs você não vai ficar me avisando, nem insistindo, nem pedindo pra levantar. Tem que ficar quietinha!"
"Tá tia Ana Laura!! Eu juro que fico quieta! Pode Dormir!!"
Eu claro, toda contente, nada como meia horinha de sonoo! Err.. bem, nada como 2 minutos de sono.
Quando eu me ajeitei,, senti um clarão. Abri parcialmente os olhos, e lá estava ela: Barriga pra cima, duas mãozinhas no celular, apertando o botão pra clarear o visor e ver a hora. Terminei conferindo que eram 7:58. Tudo bem. Fechei os olhos e novamente um clarão: espiei e lá estava a mesma cena, as 8:03 hs. Esperei a luz apagar, e vi que quando apagava, ela deitava o celular no peito, e ficava com os olhos arregalados olhando pro teto, tamanha tensão dela. E acreditem: isso se estendeu até as 7:28 hs. A cada 4 minutos em média, ela acendeu a luz pra não perder a hora de me acordar (de ir brincar). As 8:30 hs... eu fingindo que dormi durante todo o tempo, ela passou a mão no meu rosto...
"Tia Ana Lauraaaa... tia... tiáá... já são oito e trinta... acordaa".


Essas coisas não tem preço. Ter crianças por perto é uma dádiva. Ter o carinho delas, é impagável. Que não percamos o encanto recebido das crianças. Dizem que até os 30 anos, temos repulsos de adolescente. Não medimos consequências, fazemos depois pensamos, temos mais força de vontade, menos medo, menos cautela, e corremos mais riscos. Quando me dizem isso, fico com medo dos meus trinta. Agora aos vinte e poucos anos, sei que isso é vivo no meu interior: querer mudar e querer consertar o que não pode ser. E gosto disso, iniciativa, o inesperado, falar bobices e inteligentices. E não podemos misturar a chegada da maturidade com a chegada da chatice. Tem muitos adultos chatos e imaturos. O melhor de tudo é sabermos tirar proveito de coisas banais do nosso dia a dia!
Certo dia, estava triste, fui pra sala, e meu sobrinho Guilherme, meu anjinho, estava com o "kao" (carro)
preferido dele, que não solta por nada. Sentei no sofá, liguei a tv, e ele continuou "vrumm vrumm" em cima do sofá. Passado uns minutos ele me olhava, e sentia que havia algo errado. Mas permanecia brincando. Após mais um tempo, sem nenhuma palavra minha ter soado pela sala, ele se virou, veio até minha direção, e colocou o carrinho dele no meu colo, e me lançou aquele olhar de cachorrinho sem dono... ahhhhh que aconchego que esse pititico de 1 ano e meio me deu!

Tenho pra mim que quem passa um dia sem sorrir, perdeu um dia da vida. Isso mesmo! Perdeu a chance de agradecer a oportunidade de viver.  Que tenhamos vivo em cada um de nós as resposnsabilidades de adultos, mas os sonhos de uma criança...

Big Beijo na ponta do nariz,
Feliz dia das Crianças!

2 comentários:

  1. Depois de um longo tempo de ausência, hein, principezza...

    Senti saudades de seus posts!

    ResponderExcluir
  2. EU TBM SENTI SAUDADESS Sumidona!

    Que delicinha de post! Criança é tudo de bom!
    Quero ver como vai ser a mamãe Ana Laura, curujona! rssssssssssssssssssss

    bju xuxuzinha!

    Cris ;)

    ResponderExcluir