terça-feira, 27 de abril de 2010

Eu também odeio o Twitter


Fico aqui com meus botões pensantes...

Msn, emails, orkut, blogs, facebook, e agora, twitter: Como é irritante ver tanta gente twitando, falando sobre, e ver na mídia, todos os santos dias esta palavra TWITTER. Acho que a mídia (fora da internet) gostou de falar do twitter porque não é preciso muita inteligência para entender como funciona.

A idéia central é " O que você anda fazendo? Siga-me ". Cada vez mais, criam-se meios de conversar on-line e mostrar ao outro o que você anda fazendo, enquanto estamos infurnados nos escritórios, em ligações, no dia-a-dia não temos mais tempo de almoçar em casa, almoçamos ( engolimos ) qualquer coisa, rapidinho, no máximo mandamos torpedo para um amigo, saimos de casa quando o sol nasce, voltamos quando a lua aparece. Todo esse estress nos submete a sermos práticos. Mas é a realidade moderna, ao invez de rodinhas de amigos apos o horario de almoço…todo mundo procura um pc livre pra colocar a vida virtual em dia, " se a fulana souber pelo twitter como eu estou, nem preciso ligar pra ela (pensamento oculto)". Absurdo total isso.

Por isso existe email! Algo privado, você pode conversar com amigos, namorado, marido, durante um periodo do dia, sem precisar dizer a população brasileira que comeu Pizza de Gorgonzolla, e, após 20 minutos deste anúncio, alertar a todos que vai ao banheiro, pois a gorgonzolla não se deu bem com meu estômago. Oras ! Ninguém merece ! Claro que salvo excessões que utilizam o twitter para divulgação de produtos e serviços, notícias.. mas pra isso já existem os sites ! Abra um site pra divulgação ! Quer relatar notícias, artigos, publicar algo interessante ou desinteressante? Fico com o bom e velho blog, que pelo menos pode-se falar uma coisa qualquer do cotidiano, além de coisas úteis. Eu sinceramente, nunca ví uma coisa boa no Twitter em relação a ferramentas de web.


(Esta alteração que fiz na ilustração define bem o que penso desse " Siga-me". hehe)
Claro, que para estar aqui, dizendo isso, abri um Twitter pra entender qual seria a grande importância, o peso desse novo namoradinho da imprensa tecnológica atual, e, ao acessar, simplesmente vi uma cópia do affair que a imprensa tinha com Second Life uns anos atrás. O que? Você não sabe o que é Second Life? Não me admira. Ninguém ouviu mais falar do Second Life nos últimos anos. E assim, caminha a tecnologia... Depois de rodarem um pouco com ela, usam e abusam, a relação com twitter & cia, cai na mesmisse eles partem para a próxima.
Eu espero que a humanidade não se resuma, não caia na enorme mediocridade de responder “o que eu anda fazendo” para um site de hora em hora. O que você ganha com isso? Nada !
Vamos ser melhores !! Vamos evoluir intelectualmente !!!

Você já parou pra pensar em quanto tempo gasta dizendo aos outros, o que você está fazendo, durante todo o dia ? Vamos fazer valer o tempo de uso da internet ! Se atualizar, se informar de coisas úteis, claro que todos devemos nos distrair e achar algo que nos faça bem, mas não perder tanto tempo expondo a vida. Tenho uma amiga, que ficava o dia e a noite todinhos nessa budega de twitter! Não podia nem tossir que colocava lá “cof-cof”. Tipo, ninguém mais lembra de rezar antes de dormir, agradecer por mais um dia, mas lembra de ir lá twiitar que está bebendo suco de acerola. Inenarrável essas situações. Pra mim, não faz sentido.


Porque não criam algo que incentive a leitura de grandes obras ao grande público mundial: os jovens? Estes que já nasceram em meio a era virtual. Eu aos 4 anos nem sabia o que era um computador. Não era utilizado no Brasil. Por isso, eu li Larousse Cultural, pegava livros na estante pra fazer as pesquisas, ia as bibliotecas, li grandes obras literárias que enriqueceram e muito minha mente. Vamos educar a nova geração pra que não se baseie em ficar num site dizendo o que fez o dia todo.... por que o máximo que vou saber, é sua rotina, e não saberei qual sua capacidade mental de desenvolver algo que some para a educação do País.


Como dizia Albert Einstein,

" A mente que se abre a uma nova idéia, jamais voltará a seu tamanho original."


E, hoje como diz Ana Laura Sanchez,

" A mente que se twítta, jamais passa de seu tamanho original."



Espero não ter sido grossa, para aqueles que amam twitter,

mas espero ter sido sincera com aqueles que acreditam na evolução cultural do País.


Abraços !


Ana Laura M. Sanchez.